10 anos de Vozes Femininas!


Há dias, este meu blogue fez 10 anos.

Apetece-me hoje refletir sobre o seu percurso, sobre o que me trouxe, sobre o que poderá vir a ser.

Há 10 anos, era quase um ato de coragem ter (e manter) um blogue; existiam pré-requisitos tácitos (escrever bem era um deles). Há 10 anos as redes sociais davam ainda os seus primeiros passos e ainda ninguém era adicto na arte de expor uma vida perfeita por frases feitas e fotografias de instantes. Escrevia-se. E chegava-se ao fim de semana com aquela vontade quase pueril de “ir visitar aqueles blogues giros” que nos diziam alguma coisa.

Afirmo-o: foi um ato de coragem criar o Vozes Femininas. Não me sentia à altura do tal pré-requisito, à altura do que lia nos tais outros “blogues giros”. Fui encorajada por duas amigas (que achavam que eu preenchia o tal pré-requisito) e pelas aulas de escrita criativa que desembocaram no meu primeiro conto publicado em coletânea, o Retratos a Sépia. Mas, devo dizê-lo, foi um percurso tateante, inseguro, inconstante…

O que me trouxe o Vozes Femininas?

Jonathan Lehmann (um lobo de Wall Street transformado em guru espiritual) diz que a felicidade se alcança em 3 etapas: sermos espetadores dos nossos pensamentos (ou, como agora se gosta de dizer, praticar meditação), praticar a gratidão e esvaziar o nosso lixo mental, exteriorizando pensamentos.
Penso que foi um pouco disto tudo que me trouxe o meu blogue.

- Meditação, porque acredito que há muitas formas de meditar e que uma delas é, precisamente, a de estarmos atentos aos nossos pensamentos com vista à criação literária. Não ando sempre com um bloco de apontamentos a escrevinhar ideias soltas, mas, quem me conhece bem (são poucos os que se já se aperceberam), sabe que me perco em elucubrações e mundos imaginários (sim, tive o tal amigo imaginário quando era criança).

- Gratidão, porque cada texto, à sua maneira, é uma homenagem – tácita ou expressa - a pessoas, estórias, lições, músicas, filmes, emoções!

- Exteriorização… sem dúvida. Nas Vozes Femininas, exteriorizo as minhas frustrações (seja na primeira pessoa, seja pela boca das personagens que crio de forma interesseira), os meus medos, os meus desencantos, as minhas raivas e limitações. Mas exteriorizo também (seja na primeira pessoa, seja pela boca das personagens que crio de forma interesseira) as minhas admirações, as minhas conquistas e alegrias, as minhas esperanças.

O que poderá vir a ser o Vozes Femininas?

Nada pretendo além de que continue a ser o meu blogue, onde me esvazio de tempos a tempos. Um blogue “giro” seguido por uma meia-dúzia de fiéis seguidores que, amiúde, me fazem chegar o seu parecer.

Recentemente, iniciei uma recolha (que, neste momento, conta as 100 páginas) dos textos ficcionais (micro-contos e contos, alguns não publicados no blogue) que, sem qualquer tipo de pretensão editorial ou literária, tentarei publicar em suporte de livro (sim, em papel). Não tenho ambições literárias (quanto mais leio autores como Teolinda Gersão, Almeida Faria ou Clarice Lispector, mais me convenço de que não preencho o tal do pré-requisito…). Mas, um dia, um amigo meu ofereceu-me orgulhosamente um livro escrito pelo seu avô e aquele sorriso ficou-me na memória. E não quero deixar um link aos meus netos…

Finalmente, volto à gratidão, porque é com ela que se constroem laços e estórias inesquecíveis. Estou infinitamente grata àquelas pessoas, conhecidas ou desconhecidas, que me foram deixando mensagens de incentivo (sobretudo nos primeiros anos) e que viajaram nos meus textos. Obrigada!


Comentários

Rita disse…
Congratulo-me com a tua data! Uma década é um espaço significativo, como são os textos que foste escrevendo...
Há algum tempo que não venho ao blogue, talvez o mesmo em que não estou contigo.
Um blogue, como a própria vida, carece de sonho, estímulo. Arranja-me um espacinho no teu caminho, construamos, novamente, pequenos sonhos!
Ana Bela Cabral disse…
Obrigada, Rita!
Sou hoje dei por este comentário perdido... Peço desculpa!
Logo de ti que fazes parte deste percurso e que sempre me acarinhaste com a tua leitura, o teu cuidado, os teus comentários!...
Beijinho grande!

Mensagens populares deste blogue

Sim

Longe daqui

O Mundo Dela