Lista das 28 coisas de que mais gostamos

Para começar, gostamos de listas, mas isso está implícito. Fazemo-las para tudo: no trabalho, na nossa organização pessoal, para não esquecer itens de compra ou para incluir na mala aquando de uma viagem.

Atrevo-me a dizer que nenhuma lista nos terá dado tanto gozo a fazer quanto esta. Ontem, perguntaste-me por ela. Aqui está. Como boa fazedora de listas que sou, guardo as mais importantes e, obviamente, guardei esta.

Começou numa esplanada, numa brincadeira e, na verdade, poderia ter o triplo dos itens, porque não faltam elementos a unir-nos.

A ordem é (im)perfeitamente e surpreendentemente aleatória.

Aqui vai.

 

1. Caipirinhas. À sexta-feira, no final da tarde, quando está bom tempo. Docinha para mim, com gelo picado para ti. Já temos dois ou três sítios de eleição e andamos a estudar e a aprimorar a receita e o modus operandi para as fazer em casa.

 

2. Caminhadas. Na cidade, junto ao mar, na nossa ecopista... As que mais gostamos são nos passadiços desse nosso Portugal. Preparamo-las com rigor: o percurso, o conteúdo das mochilas, a máquina fotográfica.

 

3. Refeições. Todas, em geral, mas, sobretudo, as que preparamos a dois: eu faço isto, tu fazes aquilo. Sempre sentados lado a lado, com um bom vinho à frente (item seguinte). Omelete ou risoto, o cardápio não importa.

 

4. Vinho. Sobretudo tinto e do Alentejo. Mas gostamos de experimentar coisas novas, de ir a feiras de vinhos e provas. Temos na agenda uma visita à Herdade do Esporão, mas também já fomos muito felizes com alguns Dão e da Península de Setúbal.

 

5. Cerveja. O consenso é Super Bock. Também gostas da holandesa Heineken. No verão, numa bela esplanada, ou nos nossos passeios aquelas minis transportadas na arca azul cheia de gelo.

 

6. Filmes. Não temos vergonha. Desarmam-nos. Rimos que nos fartamos ou choramos quando é preciso. Dos que nos marcam, falamos deles dias a fio e escrevemos textos, fazemos publicações, exploramos as respetivas bandas sonoras.

 

7. Restaurantes. Gostamos de os descobrir, de fazer da ida todo um ritual, de provar os pratos típicos e as sobremesas regionais, de falar com os chefes e com os empregados de mesa, de deixar comentários positivos (ou negativos...).

 

8. Séries. Esse é mais o teu departamento, mas invejo-to e esforço-me por entrar nele. Tu gostas sobretudo das que te fazem rir e desconectar do mundo do trabalho. Eu é mais os “clássicos”, o House e Twin Peaks.

 

9. Livros. Muito haveria a dizer sobre este item... À semelhança dos filmes, falamos deles dias (meses) a fio, rimos e choramos, associamos músicas, identificamo-nos com personagens...

 

10. Makai. Somos tão fiéis a sítios quanto a nós próprios. Quando gostamos, gostamos a valer e voltamos repetidas vezes. É o nosso bar de praia e já lá vamos há anos. Não fazemos parte da mobília, mas somos reconhecidos pelo dono com reverência.

 

11. Viagens de carro. Também gostamos do comboio, mas, nas viagens de carro, podemos cantar, fazer duetos, parar nas estações de serviço para beber galões... Tu adoras as nacionais e ainda bem...

 

12. Música. Há aqui itens que deveriam estar no top 3 e que só aparecem a partir do 10.º lugar. Não se entende... Ou talvez façam tão parte de nós que já nem os vemos como “coisas”. A música é sem dúvida um desses casos redundantes...

 

13. Cozinhar a dois. Esta atividade poderia vir junto às refeições e já foi, de certa forma, mencionada. Foi uma vitória para mim, pois, antes de ti, ninguém entrava na minha cozinha. Contigo, tudo é possível e harmonioso.

 

14. Fazer amor. Sobre este “capítulo” apenas digo que ter surgido em 14.º lugar diz muito do que somos como casal. Só nosso.

 

15. Fotografia. Tu és o meu fotógrafo preferido e sei que sou o teu alvo fotográfico preferido. A nossa história poderia contar-se por fotos. Estetas, a nossa esquadria é definitivamente irritante.

 

16. Cascais. Locais. Ressignificações. Sítios onde nos sentimos em casa, plenos e totalmente à vontade.

 

17. Margaritas. Num bom restaurante mexicano, em Cascais, melhor. 

 

18. Caril de camarão. Um dos teus pratos favoritos confecionados por mim.

 

19. Benfica. Não, não é o clube de futebol que nem é meu, nem é teu. É o bairro de Lisboa onde nos sentimos em casa, pela sua traça popular e aconchegante.

 

20. Caritel. O nosso refúgio. Lá terá sido a nossa primeira lua de mel e experiência de vida a dois. Voltamos e voltaremos sempre que nos for possível.

 

21. Foz do Arelho. O nosso destino de férias preferido. Tem tudo a ver connosco: pequeno e aconchegante, a lagoa, as aves, os passadiços...

 

22. Porto. As nossas primeiras saídas a dois. Já fomos tão felizes no Porto!...

 

23. Croissants. Os de Benfica, da Capuchinho, os dos pequenos-almoços dos hotéis onde vamos ficando... Pouco importa se foram austríacos ou franceses que os inventaram. Adoramos.

 

24. Mau génio. Aquela loja de audiovisuais em segunda mão perdida num centro comercial dos anos 80 do bairro de Benfica. Poderíamos ficar lá horas a fio...

 

25. Minho. A minha costela a falar mais alto? Talvez, mas também já fomos muito felizes no Minho. O que dizer dos passadiços do Sistelo e da carne de cachena em Arcos de Valdevez?

 

26. Escrita. Como a música ou os livros, muito haveria a dizer sobre este tema. Juntou-nos, junta-nos diariamente (dado que é uma parte significativa das nossas profissões respetivas) e interpela-nos nas nossas conversas infinitas.

 

27. Conversas. Exatamente. Costumas dizer que temos sempre tema de conversa e que poderíamos falar um com o outro horas a fio. É isso.

 

28. Confeitaria Lobo. Onde tudo começou. Onde, um dia, as minhas bases tremeram e a minha vida (penso que a tua também) mudou para sempre. Tem piada ter sido o último item, sendo o primeiro.


É esse o aspeto do nosso amor.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sim

Longe daqui

O Mundo Dela