A Poesia do que se vai pensando


Nada melhor do que um livro de Steiner para voltar à cadência de leitura pretendida.

O livro “Poésie de la Pensée” (“The Poetry of Thought” na sua versão original; escusado será dizer que o autor escolhe os seus Tradutores a dedo…) é um ensaio que reúne os pensamentos de Steiner sobre o Pensamento e estabelece a interdependência histórica entre pensamento filosófico e estilo literário. Cada pensador, à sua maneira, terá tido o seu próprio estilo literário, indissociável do pensamento respectivo.

Neste livro, Steiner explora as interpenetrações entre Filosofia e Literatura, ambas produto da linguagem.

Aliás, Steiner recupera a ideia wittgensteiniana (Wittgenstein está presente em todo o ensaio) que a linguagem se encontra formal e substantivamente no centro da Filosofia, que os limites do(s) nosso(s) mundo(s) [os plurais são meus] são os da nossa linguagem, que todo e qualquer acesso ao existencial é originariamente linguístico. Uma ideia que, aliás, serviu, entre outras, de fundamentação teórica à minha tese de mestrado sobre os limites da linguagem e a tarefa do Tradutor…

O autor acredita que enquanto a Poesia visa reinventar e renovar a linguagem, a Filosofia pretende tornar a linguagem transparente, purgá-la de toda a ambiguidade.
Steiner atribui ainda todo o protagonismo à criatividade intelectual e poética dos Gregos dos séculos VI e V a.C., mas revisita também os Grandes Pensadores/Escritores do mundo ocidental que se seguiram, não esquecendo Pessoa.

Fiquei a pensar: será todo o filósofo um literato e todo o literato um filósofo? Julgo que a resposta dependerá da dimensão que se atribuir aos vocábulos “filósofo” e “literato”, de eventuais prefixos, aspas e contextos. Por enquanto, ainda estou convencida de que nem tudo o que um Filósofo escreve é Literatura e de que nem tudo o que um Literato escreve é Filosofia. A tradução simultânea dos dois ofícios não é facilmente alcançável.

Contudo, também acredito que os "nossos" pensamentos, quando permanecem nossos, de facto, são transportados pela Poesia de que a nossa vida vai sendo feita.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sim

Longe daqui

O Mundo Dela