Acelerações


A desorientação em que nos encontrámos, diz-se, é fruto da aceleração técnica, social e económica que se instalou nas nossas vidas.

A verdade é que podemos estar convencidos de que estamos a acompanhar o ritmo e a fazer todos os upgrades necessários para não ficar para trás e continuarmos no nevoeiro.

A verdade é que não basta descarregarmos e utilizarmos as mais recentes aplicações, não adianta termos contas atualizadas em todas as redes sociais e lermos todos os best-sellers.

Na maioria das vezes, esses gestos são mecânicos e impensados.

Cada um deles tem de se fazer acompanhar de uma real reflexão. Perdeu-se o hábito de pensar analiticamente sobre as coisas…

Podemos ter o último sistema operativo instalado sem saber quais os benefícios que nos trará, nem tão-pouco porque razão o instalamos. Instalamos ponto.

Carecemos de objetivos definidos, concretos.

Não sabemos ajustar o nosso pensamento, a nossa mente, as nossas atitudes a toda esta ebulição.

Enquanto fomos capazes de acompanhar o dito ritmo, fomos deixando uma História atrás de nós. Acompanhávamos e fazíamos, criávamos…

Tenho sérias dúvidas de que se escreverá, sobre as nossas gerações, uma História de Homens. Será a história das coisas, dos inventos, das efemérides. Dos homens, ficarão inventários de nomes, sucessões de equipas governativas, listas de doutores…

Excetuam-se, obviamente, os que originaram essas acelerações e que souberam porque o fizeram.

 

Comentários

Rita disse…
Tudo tão certo!
LIKE!
<3

Mensagens populares deste blogue

Sim

Longe daqui

O Mundo Dela