Garagem Atlântico

Há 15 anos que não entrava lá.
Cheguei ao balcão da Transdev na vetusta e degradada “Garagem Atlântico”, Porto, por volta das 13:20.
As colunas de som debitavam em catadupa os destinos dos autocarros já estacionados nos respectivos cais. Imperceptível. O som era tão mau que dei por mim a explorar visualmente os tectos do local à procura das ditas colunas, na subconsciente esperança de uma ligação directa entre canal auditivo e visual.
- Boa tarde. A que horas sai o próximo Expresso para Viseu, por favor?
- Às 14:00, menina.
- Então, é um bilhete para Viseu no próximo Expresso, por favor. – peço eu estendendo o cartão Multibanco.
- Esses cartões aqui não prestam. – responde-me o funcionário através do círculo sem vidro e apontando para um autocolante que indica que os pagamento por Multibanco não são aceites…
- Tem ali a coisa… - prossegue, apontando para a caixa Multibanco implantada a uns 10 metros.
- Ah… OK. Então já venho…
Enquanto levanto dinheiro, tento novamente descodificar os destinos, sem êxito.
- É então um bilhete para Viseu, por favor.
- Bilhete normal?
- Sim, bilhete normal… A que horas chega a Viseu?
- Às 16:00, menina.
- Viseu é a estação terminal?
- Como?
- Viseu é a estação terminal?
- Sim, menina, Viseu tem uma central de camionagem. Bem grande, por sinal!
- Pois… Eu sei…
Não estivesse eu atenta e tivesse eu esperado pelo autocarro com a plaquinha a dizer “Viseu”, ainda lá estava a esta hora… O conceito de “estação terminal” ainda não chegou a todos…
Enquanto espero pelo autocarro, retomo o meu exercício de apuramento auditivo. Estava eu a pensar «Devo estar cansada. Afinal, há 2 dias que ando com auscultadores enfiados nos ouvidos…», quando passam duas raparigas a comentar que o sistema de som estava cada vez pior e que não se percebia nada.
OK! Ufa, desisto !

Nota: Raramente abro aqui espaço a vozes masculinas, mas achei o tema apropriado e a intervenção da Isabel Silvestre (por sinal, da terra onde há uma “grande central de camionagem”) vale pelo todo.

Comentários

Rita disse…
Sempre fenomenal!
Ana Bela Cabral disse…
Obrigada, Rita, por me "seguires" e por estares sempre lá...
Sabes, acabei por subir as escadas todas... ;)
Bj
Rita disse…
Coooooooooooool!! Mas toma nota: por vezes o tapete que as cobre está mal pregado à madeira e, por isso, podemos tropeçar!!
Ana Bela Cabral disse…
Bem sei, Amiga, bem sei...
Beijo grande

Mensagens populares deste blogue

Sim

Longe daqui

O Mundo Dela