Sobre Esquecimento e Perdão

Do último livro de Tolentino Mendonça poderia destacar várias passagens. Os seus escritos interpelam-me sempre de forma avassaladora. Gosto da nudez, da humildade, das referências literárias e cinematográficas que me levam mais longe.

Contudo, é sobre esta citação do autor que eu gostaria de refletir hoje: “O gesto de esquecer e de deixar para trás também é uma decisão espiritual necessária. Há um passado que condena e, se não nos distanciarmos dele, se não dermos o salto que a fé nos pede, não seremos capazes de recomeçar.”

Independentemente do teor do que temos ou queremos esquecer, concordo que seja uma decisão espiritual útil. Espiritual porque deve partir de nosso âmago, sem intromissões, sob pena de se transformar em mais uma tentativa frustrada. Necessária porque se impõe uma depuração, uma higiene emocional que, se não for feita amiúde, nos polui e embarga a existência.

O passado deve ser aquele filme a preto e branco que apenas revisitamos para lembrar mensagens do que não devemos fazer. Tem o seu encanto, mas não passa ou não deveria passar disso. O hoje tem cores. O hoje molda-se ao que nos tornamos, num contexto dinâmico e evolutivo.

A fé – religiosa ou simplesmente de esperança – está, portanto, na origem dos recomeços, dos novos episódios, dos novos finais felizes. Contudo, não raras vezes, perdemos a fé no próprio esquecimento. “Nunca vou esquecer!” “Não sou capaz de esquecer.” Julgo que está na hora de atribuirmos ao esquecimento um sentido menos extremista e definitivo.

Mais adiante, José Tolentino Mendonça diz: “Perdoar é crer na possibilidade de transformação.” A transformação dos outros e a nossa própria transformação; acreditarmos que temos a capacidade de virar uma página e de prosseguir a escrita visando um novo final. No fundo, de transformar, de recomeçar.

Atrevo-me então a sugerir que “esquecimento” e “perdão” sejam elevados à categoria de sinónimos. Que ao ato de esquecer seja atribuído um sentido menos passivo, mas também menos perentório. E que ao ato de perdoar seja atribuído um sentido menos moral, menos redentor.

Afinal, não é possível esquecer sem perdoar, tal como não é possível perdoar sem esquecer, certo?
 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sim

Longe daqui

O Mundo Dela