A Arquivadora de Sonhos

(microconto)

Sou a Elsa e sou professora-bibliotecária.

A escassez de horários de língua portuguesa emprateleirou-me com os livros.

Não imaginam o bem que me fizeram...


Já tive uma vida dita normal: licenciei-me, arranjei colocação e casei. Tudo isso durou muito pouco tempo. Já nem sei se ainda sou licenciada, dada a distância temporal desse requisito e os inúmeros outros que se lhe vieram juntar e que não cumpri.


Sou introvertida, mas gosto de falar com os miúdos. Sou solitária, mas vivo rodeada de personagens e histórias. A minha vida é um sucedâneo de compensações. Não tenho isto, mas tenho aquilo. Não tenho horário completo, mas trabalho na biblioteca, onde mais gosto de estar. Não ganho muito, mas, em contrapartida, não gasto muito dinheiro, pelo que o mesmo me sobra. Não tenho uma família que possa designar de minha, mas tenho sobrinhos e afilhados que adoro e penso ser correspondida.


Ao longo dos anos, tornei-me uma espécie de ave-rara, esquisita e seletiva. Comigo mesma. Como qualquer ser humano normal, tive sonhos e ambições. Como uma ave-rara, matei-os e enterrei-os. Sempre que estive perto de conseguir algo, dei um passo atrás e saí de cena.


Não sou tóxica. Não sou má.

Sou uma arquivadora de sonhos.


The Librarian, Irit Bourla


 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sim

Longe daqui

O Mundo Dela