Alimentação Energética

Por sugestão da minha naturopata, comecei a seguir de perto o trabalho de Jorge Pérez-Calvo, um médico catalão que se dedica à Nutrição Energética.

Esta semana, o Dr. Pérez-Calvo publicou um pequeno artigo no seu perfil do Facebook que teve o mérito de me pôr a investigar e refletir sobre a relação que temos com os alimentos que cozinhamos e ingerimos. O pequeno texto – Sobre a arte de cozinhar – interpela-nos sobre as diferentes técnicas disponíveis (cozer, assar, estufar, fritar, entre outras), sobre o efeito energético de cada uma e sobre a necessidade de refletirmos sobre as nossas opções alimentares e de confeção.

O seu best-seller Alimentación Energética y Salud (já mandei vir!) aborda questões como:
:: Quando salgar os alimentos: diretamente no alimento, andes da cozedura? No fim da cozedura?
:: Quando colocar o alimento na cozedura: na água fria? Quando levanta fervura?
:: As diferenças entre comer uma raiz (de energia descendente) ou um talo (de energia ascendente), um fruto de terra ou uma fruta de árvore.
:: Etc., etc.

No fundo, o que se pretende explicar é que os alimentos têm propriedades muito distintas e que só conseguiremos obter o máximo proveito deles se os cozinharmos adequadamente. Pode parecer agora muito lógico, mas eu – que me considero quase-ortoréxica – nunca tinha pensado nisso com esta dimensão.

A Alimentação Energética baseia-se em 3 opções fundamentais: a escolha dos alimentos, da sua técnica de cocção e do momento da ingestão. Pessoalmente, ainda estou na fase 1 e já sinto efeitos positivos. Os meus questionamentos são, por enquanto, bastante básicos e adaptados às minhas especificidades: a proveniência do alimento, a inexistência de aditivos/conservantes, a não-adição de açúcares, a inexistência de glúten.


Relativamente à fase 2, e por ter um metabolismo bastante lento, tenho consciência que uma alimentação crudívora – tão em voga e louvada – não é a mais adequada para mim. Mas vou ler o livro e darei notícias!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sim

Longe daqui

O Mundo Dela