Desfile de Moda "made in" Viseu

Tenho a sorte e o privilégio de acolher na minha empresa, até ao final de julho, uma pessoa especial: Carolina Fonteboa.

A Carolina é assessora de imagem em Madrid e tem uma longa experiência na organização de grandes desfiles de moda. Estará na nossa empresa, na qualidade de empresaria, a desenvolver o seu projeto Erasmus (Erasmus for Young Entrepreneurs) e a ajudar-nos a criar um conjunto de novas formações na área do Desenvolvimento Pessoal.

Quando percebi que a sua estadia coincidiria com a passagem de modelos anual do Palácio do Gelo fiquei contente, pois pensei logo que, sendo este um dos maiores eventos de moda em Portugal, faria um brilharete.

Na semana que antecedeu o evento viseense, a Carolina mostrou-me uma série de fotografias e vídeos relativos a um desfile de moda que ela organiza anualmente para o município de Leganés (província de Madrid). Fiquei imediatamente desarmada pela simplicidade, ao ponto de ficar emocionada.

O desfile conta com a colaboração do comércio tradicional local que fornece as roupas, assegura os penteados, a maquilhagem, a fotografia e tudo o que for necessário. É organizado um casting para selecionar os modelos de entre os habitantes de Leganés. Do que pude ver, os modelos são perfeitamente normais: há jovens e menos jovens (chegando à terceira idade), magros e gordos, altos e baixos, com curvas, sem curvas, etc., e dois dos modelos têm síndroma de Down.

Nenhum detalhe é deixado ao acaso: desde a altura do palco, passando pela qualidade do som, terminando nos incentivos (descontos) para comprar no comércio local. O desfile tem um objetivo, uma metodologia e o respetivo feedback.

O que mais me saltou à vista foi o sorriso e a boa disposição de todos os envolvidos, a contrastar com a palidez e o ar (demasiado) sério do que se vai fazendo por cá.

Não tecerei considerações sobre o desfile de Viseu. Apenas direi que não fiz um brilharete. Mas partilho convosco o momento de que mais gostei: esta fantástica voz!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sim

Longe daqui

O Mundo Dela